CHOPERIA TITO

Em 17 de junho de 2009 escrevi, sem o cuidado – reconheço tardiamente – que o lugar merece, Bar do Paulão, sobre um botequim portentoso situado na cidade de Caxambu, no sul de Minas Gerais, comandado pelo Paulão e pela dona Fátima, sua mulher – leiam aqui. O Bar do Paulão está, seguramente, entre os top de linha na matéria (e olha que eu conheço botequim pelo Brasil afora…). Porque o que mais temos por aí, principalmente nos grandes centros urbanos, são os bares-de-mentira, os que podem ser chamados de fake, as franquias-sem-alma, os bares que não têm o essencial que fale alto ao coração de um apaixonado pelo troço (sugiro a leitura de Butiquim que se preza, de Fernando Szegeri, um que entende, e muito, do riscado, aqui).

Pois eu não quero cometer o erro que cometi com o Bar do Paulão ao lhes falar da Choperia Tito, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, a pouco mais de uma hora de viagem, de carro, de Curitiba, para onde tenho ido com alguma freqüência.

Vai daí que fui para Curitiba, uma vez mais, na sexta-feira passada, 25 de maio. E havíamos programado, eu e a Morena, uma ida à cidade de Ponta Grossa na manhã de sábado. Assim que ganhamos a estrada, disse-me ela que iríamos, tão logo chegássemos, à Choperia Tito, um bar que “é a sua cara” – o que prova, e eu já poderia ter dito isso antes mesmo do episódio, sem medo do erro, que a Morena bem me conhece…

Chegamos perto de uma da tarde ao bar.

E que bar! E que bar!

Guardadas, evidentemente, as devidas proporções, o mesmo encantamento que me causaram os olhos dela tomou conta de minh´alma boêmia assim que pisamos o piso sagrado – sagrado! – da Choperia Tito. Prestem atenção, vou à descrição do cenário: portas de ferro resguardam a porta de vidro, emoldurada por madeira, que separa a calçada do interior do bar. Um balcão extenso, fórmica vermelha das bem antigas, prateleiras todas de madeira com garrafas de todos os tipos, de todos os gêneros de bebida, uma chopeira quase secular, um espaço bem pequeno para os freqüentadores diante da extensão do balcão, fotos de priscas eras da choperia, uma pequena estufa, uma ou duas mesas no fundo do salão, um relógio-cuco (e lembrei-me imediatamente do Felipinho Cereal, que tem um idêntico, menor, em casa), e eu estava em casa quando ancoramos ao lado da estufa, em frente ao Hudson, neto do Tito, dono do lugar que valoriza Ponta Grossa há 76 anos!

Hudson no balcão, Anderson na chopeira. Sábado é dia de folga do seu Tito, e fomos recebidos pelas duas belas figuras que honram a tradição dos melhores donos de botequim.

Tínhamos, eu e a Morena, pouco menos de uma hora para aproveitar aquele pedaço de céu na Terra.

Eu – confesso – mal pude acreditar quando pedimos os dois primeiros chopes (foram 10, e mais a dose de Steinhaeger e a de cachaça pra acompanhar os bolinhos de carne fabulosos que pedimos) e vieram para nós dois Brahma muitíssimos bem tirados (com um zelo e um cuidado que não se vê em qualquer canto) e servidos em tulipas de cristal como as da foto acima.

O Anderson – passei a acompanhar o trabalho do cara… – tira cada chope como se produzisse uma peça única. Não há pressa em seus gestos, como não há pressa em nenhum objeto exposto na choperia. Não há truque, não há mentira, não há qualquer artifício: estávamos diante de um mestre na arte de servir chope.

Daí eu fui ficando louco – para delírio da Morena, felicíssima com o evidente acerto de sua escolha. Dentro do balcão, uma escrivaninha e ao lado um telefone preto, com fio. Garrafas de diversas bebidas, muitas sequer estão à venda, são da coleção do seu Tito. O Hudson deu de, com justificado orgulho, contar algumas histórias passadas ali, contou-nos sobre um curta-metragem, um documentário que foi produzido por freqüentadores da choperia e que ganhou um concurso recentemente (no final deste texto você poderá assistir ao “documentário que conta a história de um dos bares mais emblemáticos do Paraná.”. Como conta a sinopse, é a “história da Choperia Tito confunde-se com a de seu proprietário, Tufi Cury. Em Ponta Grossa há mais de 60 anos o estabelecimento mantêm-se original até os dias de hoje, preservando o passado e perpetuando-se no presente com o tradicional e diferenciado chope.”. O filme é de Frederico Taques, Ismael de Freitas e Rodrigo Czekalski e foi produzido por Misto Quente Produções.)

Eu queria, com esse texto, agradecer profundamente à Flávia Holleben, minha Morena, que, talvez sem saber, me apresentou aquele que, como disse a ela assim que saímos de lá, é seguramente um dos três bares mais bacanas que eu já conheci na vida – a Choperia Tito, lembrem-se de que eu sou preciso do início ao fim!, é um portento a ser conhecido e preservado ad eternum. Agradecer ao seu Tito, a quem não conheci, que mantendo sua choperia como de fato a mantém, contribui para manter viva a chama de um Brasil que está morrendo aos poucos, assolado por um modernismo que nada tem a ver conosco. A seus netos, que me pareceram absolutamente dispostos a seguirem na mesma trilha do avô.

E  deixar minha dica: se você for a Ponta Grossa tenha em mente que conhecer a Choperia Tito é mais-que-obrigação. Será um ato de fé e de devoção.

Até.

19 Comentários

Arquivado em botequim, gente

19 Respostas para “CHOPERIA TITO

  1. Diego Jörgensen

    Boa dica. Agora que o Furacão deve mandar alguns jogos em Ponta Grossa, a Choperia do Tito certamente vai ser um dos meus destinos.

  2. Daniel Banho

    Impressionante a simetria das linhas onde começa a espuma em cada uma das duas taças. Um matemático, o tal do Anderson.

  3. Bruno Ribeiro

    Meu Deus, meu Deus… Agora terei que ir até Ponta Grossa.

    • Bruno, meu velho: na primeira oportunidade pergunte à morena o que eu disse pra ela, à certa altura, lá dentro. E ela te confirmará que eu lembrei de você, do Felipinho, do Simas, do Szegeri, de tantos camaradas nossos que sabem reconhecer e dar valor a uma relíquia – relíquia, velho! – como é a Choperia Tito. É de comover, mano.

  4. Cris Carmo

    Já tô querendo que a empresa me mande a Curitiba… Só para, meio que “sem querer”, me perder em Ponta Grossa.

  5. Edu,

    Estava com saudade de seus posts, mais de um mês longe, voltou em grande estilo, com uma baita história.

    Abraços,

    Arnobio

  6. Lufeba

    Sábado estarei em Curitiba. Já sei o que vou fazer no domingo…

  7. Esses upgrades que os donos vão dando em seus estabelecimentos estão levando junto a alma de seus bares. Aqui em Poa, não foge à regra. Mas ainda vale a pena visitar o Twin na rua da Ladeira. Valeu a dica do Tito. Indo lá é visita certa. Com steinhaeger, claro.

  8. Kelly

    Aviso aos butequeiros: a choperia fecha aos domingos e funciona apenas em horário comercial. Mas vale tudo o que o Edu disse. Eu gosto da empada.

  9. djanuzi fontini reis.

    Você esqueceu um pequeno detalhe: Anderson, de apelido Tico, meu amigo e irmão de confraria, perdeu parte de um dos braços, o que deixa quem o vê tirar chope com aquele talento, ainda mais impressionado.

  10. Edu coimbra

    Fala Edu.

    Te acompanho já há algum tempo mas nunca comentei. Quando iniciei a leitura do post logo me veio na memória uma bitaca que eu fui em Ponta Grossa, há uns cinco anos atrás por questões de trabalho e me recordei que perdi um bom tempo por lá. Fiquei em dúvida se era lá mesmo até ver o comentário da “djanuzi” logo acima. Muito bom mesmo. Me lembro que foi uma tarde em que me desvencilhei do trabalho e ganhei algumas horas com um chope cremoso de trincar os dentes.

    Parabéns por tudo.

  11. Andre

    Edu, onde estas? Acredito que achaste Filipinho e, junto com ele, agalfinhastes.

  12. Pingback: O RIO NA CHOPERIA TITO | BUTECO DO EDU

Deixe um comentário