Numa vasilha, ponha os camarões com a casca e já sem as cabeças, e regue-os com suco de limão, salpique sal a gosto, e as pimentas do reino, a branca e a preta, moídas na hora.
Pique alguns dentes de alho em quadradinhos (nada de espremer o alho!) e separe. Sirva-se de uma cerveja estupidamente gelada. Lamba os beiços. Corte em rodelas, tirando as sementes, duas pimentas dedo-de-moça. Pique o maço de coentro e respire fundo. Absolutamente indizível a sensação que dá o aroma da cerveja gelada misturado ao do coentro picado, das dedo-de-moça, do camarão, do limão… Tenha, por perto, uma moça. Beije seu dedo, beije sua boca, agradeça a Deus a graça de estar vivo e de ter um amor a seu lado.
Numa frigideira grande, aqueça, de leve, em fogo médio, o azeite extravirgem de modo a cobrir todo o fundo da frigideira. Ao menor sinal de estar quente, vá pondo, de punhado em punhado, os camarões, tomando o cuidado de não deixar camarão sobre camarão. Eles devem, todos, ocupar o fundo da frigideira sem tumulto, se é que me faço entender!
Fique de olho. Camarão passado demais fica borrachudo! Vire-os com cuidado quando sentir que estão ganhando cor. Coloque um bocadinho do alho em quadradinhos sobre eles. Mexa, muito de leve. Coloque, já quase na hora de retirá-los da frigideira, um pouco do coentro e mexe mais, ainda mais de leve.
É hora do último passo.
Jogue sobre os camarões, ainda na frigideira, uma dose de uísque. Aumente o fogo. Risque um fósforo, flambe os camarões e curta o visual da chama alta e o cheiro inebriante que invadirá a cozinha.
Com uma escumadeira grande, retire-os do fogo e coloque-os numa travessa.
Sobre os camarões, mais coentro.
E sirva-os tendo ao lado um pratinho com as pimentas dedo-de-moça pra quem for do ramo.
Até.
>oi, Eduestou notando você meio sedentário. Quando teremos seus maravilhosos passeios tijucanos de volta?
>U-AU!!!Impressionante como até um “simples” camarão frito, tem um jeito de ficar melhor!!!Já estou até imaginando os comentarios do pessoal que vai aproveitar qualquer jogo que passar na tv a cabo pra fazer esse camarão!!!
>Melhor só com uma manteiguinha de garrafa básica…
>Sophia: em breve, muito em breve. Fique de olho!Luiz Antonio: bem lembrado! Tiago Trinta Pratas, um menino de gosto refinado, acha que tudo na vida fica melhor com manteiga de garrafa! Beijo.
Domingo passado, sem ter o que fazer no almoço, resolvi passear pelo Buteco do Edu!!!
Pode entrar sem frescura!! As portas estão sempre abertas!!!
Qual não foi a surpresa, camarão frito!! Que delícia!! Mesmo com o friozinho, a cerveja foi companhia na certa!! Confesso que quase não flambo o dito cujo de dó de uma boa dose de red!! Mas enfim, receitas são receitas!! Podem fazer sem medo, pois é uma delicia!!
Abraços, Marcelo.
a receita parece incrível… vou testá-la hoje, ao lado da minha moça, depois conto os resultados. obrigado por compartilhar esta pérola!
Passe depois pra contar como ficou! Um abraço.
Apaixonante o seu modo de descrever todo ritual. Poeta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Alquimista.