CAMARÃO NO AZEITE, A RECEITA

É simples e bom demais. Tem cara de domingo e foi num domingo, esse último, que preparei este camarão no azeite, pra acompanhar a cerveja antes do Flamengo e Goiás.Há que se ter um peixeiro de confiança na feira e há que se ter, por perto, uma feira no domingo. O camarão, médio, tem de estar fresco, evidentemente. Para 8 pessoas, dois quilos são o suficiente. Peça ao peixeiro para tirar apenas a cabeça ou tire você mesmo, em casa, durante o preparo da praça – como eu fiz. Você vai precisar, ainda, de um maço de coentro, limão, sal, pimenta do reino branca e preta moídas na hora, azeite extravirgem, alho, pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas e sem as sementes, e um pouquinho de uísque.

Numa vasilha, ponha os camarões com a casca e já sem as cabeças, e regue-os com suco de limão, salpique sal a gosto, e as pimentas do reino, a branca e a preta, moídas na hora.

Pique alguns dentes de alho em quadradinhos (nada de espremer o alho!) e separe. Sirva-se de uma cerveja estupidamente gelada. Lamba os beiços. Corte em rodelas, tirando as sementes, duas pimentas dedo-de-moça. Pique o maço de coentro e respire fundo. Absolutamente indizível a sensação que dá o aroma da cerveja gelada misturado ao do coentro picado, das dedo-de-moça, do camarão, do limão… Tenha, por perto, uma moça. Beije seu dedo, beije sua boca, agradeça a Deus a graça de estar vivo e de ter um amor a seu lado.

Numa frigideira grande, aqueça, de leve, em fogo médio, o azeite extravirgem de modo a cobrir todo o fundo da frigideira. Ao menor sinal de estar quente, vá pondo, de punhado em punhado, os camarões, tomando o cuidado de não deixar camarão sobre camarão. Eles devem, todos, ocupar o fundo da frigideira sem tumulto, se é que me faço entender!

Fique de olho. Camarão passado demais fica borrachudo! Vire-os com cuidado quando sentir que estão ganhando cor. Coloque um bocadinho do alho em quadradinhos sobre eles. Mexa, muito de leve. Coloque, já quase na hora de retirá-los da frigideira, um pouco do coentro e mexe mais, ainda mais de leve.

É hora do último passo.

Jogue sobre os camarões, ainda na frigideira, uma dose de uísque. Aumente o fogo. Risque um fósforo, flambe os camarões e curta o visual da chama alta e o cheiro inebriante que invadirá a cozinha.

Com uma escumadeira grande, retire-os do fogo e coloque-os numa travessa.

Sobre os camarões, mais coentro.

E sirva-os tendo ao lado um pratinho com as pimentas dedo-de-moça pra quem for do ramo.

 

foto de Eduardo Goldenberg

Até.

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em comida, receita

8 Respostas para “CAMARÃO NO AZEITE, A RECEITA

  1. >oi, Eduestou notando você meio sedentário. Quando teremos seus maravilhosos passeios tijucanos de volta?

  2. >U-AU!!!Impressionante como até um “simples” camarão frito, tem um jeito de ficar melhor!!!Já estou até imaginando os comentarios do pessoal que vai aproveitar qualquer jogo que passar na tv a cabo pra fazer esse camarão!!!

  3. >Melhor só com uma manteiguinha de garrafa básica…

  4. >Sophia: em breve, muito em breve. Fique de olho!Luiz Antonio: bem lembrado! Tiago Trinta Pratas, um menino de gosto refinado, acha que tudo na vida fica melhor com manteiga de garrafa! Beijo.

  5. marcelo moraes

    Domingo passado, sem ter o que fazer no almoço, resolvi passear pelo Buteco do Edu!!!
    Pode entrar sem frescura!! As portas estão sempre abertas!!!
    Qual não foi a surpresa, camarão frito!! Que delícia!! Mesmo com o friozinho, a cerveja foi companhia na certa!! Confesso que quase não flambo o dito cujo de dó de uma boa dose de red!! Mas enfim, receitas são receitas!! Podem fazer sem medo, pois é uma delicia!!
    Abraços, Marcelo.

  6. a receita parece incrível… vou testá-la hoje, ao lado da minha moça, depois conto os resultados. obrigado por compartilhar esta pérola!

  7. anne elizabeth monteiro de moraes miranda

    Apaixonante o seu modo de descrever todo ritual. Poeta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Alquimista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s