A SEPARAÇÃO

Caí na asneira, ontem à tarde, de ir ao cinema ver A Separação, produção iraniana, filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Foi sair do cinema e ser aterrado por uma certeza inatacável: eu não entendo nada de cinema. Antes, uma explicação.

Eu não chego a ter ojeriza de cinema, como a que tem meu irmão Luiz Antonio Simas com relação ao teatro (leiam seu Bodas de Prata, aqui). Mas o cinema sempre me pareceu o habitat ideal para dormir. Ar-condicionado quase sempre gelado, poltronas (cada vez mais) confortáveis, o escurinho propício. Vai daí que ontem, sabe-se lá o porquê, disse de mim para mim, logo pela manhã:

– Vou ao cinema iraniano.

E só de dizer “vou ao cinema iraniano” senti-me uma espécie de cinéfilo. Ligou-me um amigo, logo cedo:

– E aí, Edu? Cerveja, agora de tarde?

Eu, em posição de sentido:

– Não, não, hoje não. Vou ao cinema iraniano.

E ele, do lado de lá, fez um “oh!”, um “ah!”, não escondeu sua admiração.

Tomei banho, vesti-me, e ao passar pelo porteiro:

– Vai ver o jogo do Botafogo?

Estaquei diante da cabine e disse:

– Não, Gildo. Vou ao cinema iraniano.

Ele arregalou olhos e disse:

– Parabéns.

Cheguei ao cinema, em Botafogo (na Tijuca, e eu já estranhei o fato, nenhum dos cinemas está passando a tal fita). Na fila, uma horda de elegantes. É preciso dizer que eu estava de All Star vermelho, bermuda quadriculada e uma camisa de malha. Fui alvo dos olhares. Não por conta de minha gordura (que vai se esvaindo aos poucos, estou em rigorosa dieta), mas por conta de meus trajes. Ouvi uma velha maquiadíssima cochichar pro marido:

– Isso lá é roupa para vir ao cinema?

E ele, concordando:

– Iraniano! E cinema iraniano!

Fingi que não ouvi, comprei meu ingresso e fiquei fumando do lado de fora. Pausa para lhes contar sobre a compra do ingresso.

Era muito melhor, mais romântico, mais emocionante, comprar o ingresso, entrar na fila, disputar a tapa e a cotoveladas o melhor lugar. Agora, não. A higienização chegou, também, aos cinemas. Compra-se, hoje em dia, lugar marcado. Daí o que se vê são doentes sociais que se sentem poderosos diante do mapa da sala de projeção. Porque é assim: você dá o mínimo poder de decisão ao ser humano e ele passa a ser um insuportável. Vamos ao exemplo. À minha frente, na fila, quatro pessoas juntas: marido, mulher, filho e nora. A bilheteira virou o monitor em direção a eles e disse:

– Quais as poltronas, senhor? – em direção ao mais velho.

Deu-se a bulha. Fui obrigado a assistir quase que a uma reunião de família. A velha dizia:

– Da D4 a D7. Tá bom, bem?

O velho:

– Só sento em fila de vogal.

A bilheteira:

– A, E, I, O e U estão lotadas, senhor.

Ele, neurótico:

– Vamos na próxima sessão!

A nora (era a nora) chiou:

– Ah, não! Vamos na H, então, que agá começa com uma vogal.

E isso levou uns 10 minutos, até que compraram sei-lá-que-lugares.

O pior, entretanto, deu-se durante o filme (que é horrível, modorrento, sonífero etc.). Ao meu lado, um militante do PSOL. Vocês perguntarão como eu sei que ele era militante do PSOL. Vou explicar com os detalhes que minha precisão sempre permite.

Sentei-me primeiro. Pouco depois, chegou-se o jovem (era jovem, não mais do que 22 anos). Comecei a me coçar logo em seguida. Virei de soslaio. O jovem tinha cabelos encaracolados, louros, em tubos, em cachos, como um rastafári. E da ponta dos cachos saíam lêndeas imensas, visíveis a olho nu. Soprei. Apoiei-me no braço oposto da poltrona. Pôs, o jovem, os pés descalços na poltrona da frente (deixou as alpercatas no chão). Fui acintoso e encarei-o de frente. Na blusa de malha branca, o bóton do PSOL. E era, o militante do PSOL, um cinéfilo. Puxou conversa ainda durante os reclames:

– Tu curte cinema iraniano?

Não respondi.

Começou o filme (uma cena inaceitável, marido e mulher olhando pra câmera, que faz o papel de um Juiz de Direito, discutindo sobre a separação requerida por ela). Antes do primeiro minuto, disse o jovem militante:

– Que força dramática!

Um pouco mais à frente – eu já quase dormindo – e ele me cutucou:

– Que olhar, o desse diretor!

Mandei-o à merda e ele devolveu:

– Capitalista insensível!

E assim foi durante todo o filme.

Quando terminou, de maneira absolutamente patética, o jovem estava em frangalhos. Assoava o nariz na ponta da camisa e dizia, sozinho:

– Ah, o cinema iraniano! Ah, o cinema iraniano!

Levantei-me e ele disse:

– Só um segundo, não saio da sala de projeção antes de ler os letreiros finais… – todos no idioma persa, diga-se.

Enxotei-o, joguei longe suas sandálias imundas e voltei arrependidíssimo pra casa.

Até.

16 Comentários

Arquivado em cinema

16 Respostas para “A SEPARAÇÃO

  1. Um soco na cara da erudição tosca dos que se acham intelectuais. Morrendo de rir aqui…

  2. Bruno Xavier

    Ahhhhh o olhar tijucano…….KKKKKKKKKK
    Muito bom

  3. Ah, o cinema iraniano!!! Ah, esse moço tijucano… 😉
    hahahhahahhahahahha você é impagável 😛

  4. nada a ver com o assunto: cadê a receita do Risotto de Lula? Ou tu me dá a receita ou vai ter que fazer de novo 😉

  5. Pingback: MAIS SOBRE O CINEMA IRANIANO | BUTECO DO EDU

  6. Marcão

    Sensacional, Edu. E o bom é que você já contou o final, o que torna totalmente dispensável, sob qualquer argumento, ir ao cinema ver esse troço. E os Psolianos, francamente!!! Não comentei antes porque estava tentando parar de rir.

  7. Teka

    Tenho que concordar com o ilustre articulista. Filme iraniano é uma bosta. Além de tudo, não tenho respeito por um país que obriga as mulheres a usarem véu.

  8. Elen

    Rs… Alpercatas não! ALPARGATAS!!
    Rs… a fábrica ficava no caminho do colégio para a minha casa, aqui em São Paulo, rs… desculpe-me, mas tive que dizer (e não sou filiada a nenhum partido, se é que isso passou pela sua cabeça).
    Muito bom 🙂

  9. O seu texto está sensacional, principalmente quando descreve o tipo de gente que vai ver filme iraniano se achando melhor do que quem vai ver Sherlock Holmes.

    Geralmente, eu só vou ver filme esquisito. E tenho até um pouco de vergonha de convidar alguém pra ir no cinema comigo.

    E esse iraniano aí eu achei que fosse sair do cinema com a alma engrandecida de tanto que falaram dele. E tem duas coisas interessantes: a dramaticidade (ó o PSOL aê) e a temática das pequenas mentiras que contamos pra livrar a nossa pele e que piora sempre as coisas. Mas essa temática não deve ser difícil de encontrar numa comédia italiana dos anos 70.

    [porque a temática, ou argumento, sei lá – não entendo de linguagem cinéfila – é essa, não tem nada a ver com opressão à mulher, denúncia social, costumes, bla bla bla… estão todas de véu, tementes a Alá e felizes]

    O fato é que eu saí do cinema sem sentir nada: não me diverti, não me impressionou, não me deixou com questionamentos na cabeça, nem me deixou apaixonada. Nada.

    • Obrigado por seu elogio, viu? Saí do cinema como você: estupefato com a ausência aguda do cinema. O filme é obtuso, chato e modorrento, do início ao patético fim. Abaixo o cinema persa!

  10. Pingback: O BIGODE | BUTECO DO EDU

  11. Pingback: O CINEMA HÚNGARO (OU OS COLETIVOS) | BUTECO DO EDU

Deixe um comentário

