O MENINO BENJAMIN

Quando escrevi o texto que publiquei anteontem, lhes contei:

“(…) e fechando a semana de beleza intensa, outra notícia de me-derrubar: Luiz Antonio Simas e Candinha, pais do pequeno Benjamin, deram-me a incumbência de apadrinhar o moleque, o que me fez chorar quase o dia inteiro ontem. Eu não tenho mais, disse isso a eles, a coisa mais bonita que eu sempre pude oferecer aos meus afilhados, que é a dinda… Mas serei, lá vai mais uma certeza, o melhor padrinho do mundo pro garoto. A vocês, meus irmãos Simas e Candinha, minha gratidão, meu respeito e minha emoção mais pura.”

E talvez não tenha sido preciso do início ao fim pela primeira vez – explico.

A incumbência que me foi dada – a de ser padrinho do moleque – tem uma peculiaridade que ainda não lhes contei: eu serei, segundo me foi dito, o padrinho de rua do garoto, ou, como também me disse o pai, seu padrinho de carioquismo – e ambos os títulos me comovem sobremaneira. A cerimônia de batismo, absolutamente ecumênica e carioca, sincrética e simples, será no Aconchego Carioca, quintal de tantas domingueiras – na Tijuca, é claro.

Mal sabem os pais, entretanto – ou sabem… e é claro que sabem, eles que são dois craques, sensíveis da sola dos chinelos à raiz dos cabelos (no caso do pai, dos poucos que lhe restam…) – que esse presente que acabam de me dar, que é a honra de apadrinhar o menino, me chega num momento em que vivo absolutamente só e sem nada – é como me sinto. Quase seis meses depois do desaparecimento da Dani ainda não (re)aprendi a viver.

E é assim, eis a confissão que quero lhes fazer nessa manhã de Natal, eis a confissão que faço a Candinha e a Luiz Antonio Simas, que recebo o pequeno Benjamin: com a alma renovada pela gargalhada do menino, com a mesma disposição que ele tem, aos nove meses, de, engatinhando, engatilhar as pernas e os joelhos em busca do primeiro passo. Benjamin, filho de Exu, por Exu protegido – foi o que disse o Ifá – há de ter, no padrinho de rua, filho de Ogum como seu pai, um padrinho dedicado que, de certa forma, nasce e cresce junto com ele.

Como se não bastasse seu pai, um brasileiro máximo, um carioca apaixonado por São Sebastião do Rio de Janeiro, como se não bastasse a mãe, a candura e a dedicação em pessoa, Benjamin terá do dindo o que, sei, seus pais esperam. No que depender de mim, Benjamin saberá, desde tenra idade, que tenra também é nossa terra e tenro também é nosso chão. Saberá respeitar os mais-velhos, os cabeça-branca, saberá que nascemos e vivemos numa cidade e num país moldados pelas mãos calejadas de tanto bater tambor, de tanto cortar cana-de-açúcar, numa cidade que guarda nas pedras pisadas do cais o monumento de nossa alma tantas vezes fustigada e lanhada pelo chicote do feitor. Benjamin caminhará pelas ruas como quem samba, bordejará como um choro do Pixinguinha, saberá driblar as agruras da vida como nos ensinou, a todos, o Anjo das Pernas Tortas. Benjamin, filho de Exu e por ele protegido, reconhecerá em mim o irmão de fé de seu próprio pai, e eu serei, como me ensinaram os mais-velhos, o padrinho (o pai-pequeno) que ele sonhou antes de voltar à Terra. Benjamin há de saber quem foi o Velho Lua, há de se orgulhar de ser bisneto de Luiz Grosso a quem nem eu mesmo conheci, mas a quem reconheci, desde o primeiro encontro, nos olhos claros de seu pai de sangue. Benjamin há de saber do jongo, do candomblé, da umbanda, da macumba e do xambá, e há de sorrir – eu sei que ele vai sorrir! – quando der de frente com o São Jorge, com o Ogum que guarda minha casa e que guardou, durante muitos anos, o congá de sua bisavó, nos terreiros de encantaria que foram o quintal de seu pai. Há de respeitar, o menino Benjamin, as árvores e os rios, a pedrinha miudinha, o tempo quieto e as mais violentas ventanias. Benjamin há, no que depender de mim, de louvar, permanentemente, nossa ancestralidade, os orixás e os encantados.

Benjamin, que já hoje vive mais à vontade na rua do que em casa, há de respeitar as esquinas e gostar de futebol. Há de, como seu pai Exu, entender que o branco e o preto, que a dor e a alegria, que a claridade e o breu, são tênues diferenças que só os mais sabidos compreendem.

Benjamin há de saber da Dani, minha menina, ela também comadre de seus pais, e vai entender que muito do que vai em mim foi por ela plantado e é por ela, pela saudade que ela deixou, mantido. Há de entender, o homem Benjamin, que as mulheres são tudo e que não somos nada…

Há de ser, como são seus pais, um brasileiro máximo. E cresceremos muito, e cresceremos juntos, e seremos, também, irmãos de fé.

De novo, mais uma vez, minha mais profunda gratidão a Candinha e a Luiz Antonio Simas. Vocês, meus amados irmãos, me salvam.

Até.

16 Comentários

Arquivado em gente

16 Respostas para “O MENINO BENJAMIN

  1. Dyó Menezes

    Conforme avançava na leitura deste post, meu coração palpitou de forma crescente, uma emoção profunda. Belas palavras para descrever a beleza que é apadrinhar um pequeno ser. Um grande abraço do Dyó! Saravá!!!

    • Sei bem como é isso, caboclo: coração acelerado e emoção profunda. Foi o que senti ao receber a notícia, ao escrever este texto e é o que sentirei durante o convívio com ele. Abração.

  2. Dudu Sarmento

    Parabéns a você, Edu, pela confiança depositada pelos pais; à Candinha e ao Simas pela escolha e, sobretudo, ao Benjamin, sortudo pelos pais e padrinho que tem.

    Abração.

  3. Janir Jr.

    Padrinho de rua é o padrinho de verdade. Espero ser convidado para a cerimônia. E desde já sugiro a benção com cerveja.

  4. O blog hoje e sempre repleto da tua saudade, dos teus amores e da tua facilidade absurda de usar as palavras e emocionar … Feliz Natal pra ti, Simas, Candinha e ao tão querido Benjamim !

  5. Parabéns, Edu. Pelo convite de Simas e Candinha e pelo lindo texto, que já há de orgulhar o moleque

  6. Laroiê, Elegbara! Mojubá, agô. A foto de mestre cuca indica que, assim como o dindo de rua, Benjamin Exufemy (esse é o nome que Bará deu ao moleque) será um cozinheiro de mão cheia – e aprenderá a fazer, para o pai, o risoto de camarão mais saboroso da cidade. E viva a festa, da forma que a dinda Dani, que banhou o moleque e sorriu pra ele, achava que devia ser.
    Beijo

  7. Parabéns, Edu!

    Meus parabéns aos pais.

    Aproveitem a fase. O tempo voa.

    Que bela foto. O guri ficou uma figura de mestre cuca!

    Sds.,

    Roberto Fraga Jr

  8. Maria Helena Ferrari

    Muito lindo, Edu! Parabéns pelo afilhado e pelo belíssimo texto!
    Maria Helena

  9. Pingback: CARTA ABERTA PRO MOLEQUE BENJAMIN | BUTECO DO EDU

  10. Pingback: ARREMESSO AO PASSADO (02) | BUTECO DO EDU

Deixe um comentário

