DEMONSTRAÇÃO DE LENINISMO

Em mais de uma oportunidade vali-me, aqui, diante de vocês, da seguinte imagem (hoje serei mais detalhista): vou ao espelho, todas as manhãs, e verifico, com certa dose de autocomiseração, o quão próximo da múmia eu estou. Sim, da múmia. Sinto-me velho, caquético, cada vez mais distante da juventude com a qual esbarro nas minhas idas e vindas e cada vez mais admirado com a sapiência de Nelson Rodrigues que, sempre que indagado a respeito de um conselho para os jovens, dizia:

– Envelheçam!

Vou explicar o porquê de voltar ao tema: hoje cedo, a caminho do trabalho, sentei-me ao lado de um jovem. Não fosse a camiseta do PCdoB e eu juraria estar dividindo o banco do coletivo com um membro do PSOL. Escrevi “membro” mas queria mesmo era dizer “quadro”, o PSOL não tem filiados, não tem simpatizantes, o PSOL tem quadros. Vamos em frente, com a descrição do jovem.

O jovem era metade cabelo. E com lêndeas que saltavam à vista de todos, como golfinhos na Baía de Guanabara de priscas eras. A camisa vermelhíssima do PCdoB, uma bermuda jeans que me pareceu rasgada de propósito e chinelos. Assim que me sentei estrilou o celular do jovem. Não era um toque qualquer, um trinado, era o Hino da Une, de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Foi efusivo, o jovem:

– Fala, companheiro!

Muitas gírias, muitas vezes mencionada a palavra “ocupação”, “atividade”, até que houve a frase que me fez quicar na poltrona do lotação:

– Cara, ela ontem deu uma demonstração de leninismo impressionante!

Levantei-me, estava próximo o ponto. E saltei do ônibus carregando nos ombros o peso da mais absoluta ignorância.

Atravessei a Nilo Peçanha e fui ao balcão do café Capital, na passagem para a Erasmo Braga. Dona Luiza serviu-me o café de todos os dias, viu-me mexendo o café num exercício de pura obsessão (não uso açúcar e nem adoçante), batendo a colherinha no pires e disse, observadora:

– Aconteceu alguma coisa, doutor?

Fiz que não com a cabeça.

Fiquei ali – o quê?! – uns 5 minutos com cara de parvo. O quê seria, meu Deus?!, uma “demonstração de leninismo”?

São 18h10min, e estou aqui fazendo este tolíssimo relato com o intuito único e talvez egoísta de buscar ajuda. O que é uma “demonstração de leninismo”?

Quem puder me dar uma pista, por favor, deixe um comentário ou me envie um e-mail.

Serei, prometo, eternamente grato.

Até.

8 Comentários

Arquivado em política

8 Respostas para “DEMONSTRAÇÃO DE LENINISMO

  1. >Simples. O companheiro encontrou a moça com outro sujeito, também do partido, na cama. Em vez de ficar puto, ficou pasmo. Perguntou aos dois: "E agora, diante disso, o que fazer?". A moça respondeu: "É simples! Em vez de dar um passo adiante, dê dois passos atrás, seu babacão! Sai do meu quarto já e só volta quando eu mandar". Esta aula de centralismo democrático deixou o menino impressionado!

  2. >Acho que o Zé Sergio tem toda razão. Esses 'inteletuais', hein…

  3. >Leninismo também pode ser o seguinte: existem dois candidatos disputando um governo, Wellington "Al Capone Gato Angorá" Moreira Franco e Professor Darcy Ribeiro. O garoto comunista pensa em votar no Darcy. O comunistaço-aço-aço, entretanto, manda aos berros ele votar no Moreira e começa a falar durante duas horas sobre o Lenin, para justificar o voto no Angorá como uma aliança estratégica que vai fortalecer o campo progressista e ajudar a criar as condições objetivas que alavanquem a revolução.É uma versão não erótica da explicação sublime do camarada Zé Sergio.

  4. >Vcs sao senhores formidaveis!

  5. Samia Helena

    Oi, Simas… Você foi ao ponto… acertadíssimo… parece que presenciou várias reuniões do PCdoB. Muito bom, Edu. Você cada vez melhor… e vamos pensando na história do seu livro… acabo de mudando de Fortaleza para o Rio (que excelente desculpa) para tratar disso pessoalmente. Até!!!

  6. Danilo Medeiros

    Me permita uma correção: o PSOL, além de quadros, também tem mandatos.

Deixe um comentário

