FINAL DE ANO

Eis que chegamos ao final do ano de 2010. Para mim 2010 terá a marca da saudade deixada por minha avó, que foi oló há poucas semanas, nesse dezembro que termina amanhã. Terá, também, a marca da batalha que travamos em prol da eleição da primeira mulher presidente do Brasil e a marca do último dos oito anos de governo do primeiro operário presidente do Brasil, revolucionário por conta da inversão que siginificou a impressão de suas medidas. Passamos a pensar grande, deixamos de lado a visão elitista e acadêmica que nos regeu durante séculos e a despedida desse homem, no dia primeiro de janeiro, vai ser emocionante demais, fazendo com que 2011 comece sob a égide também da saudade e da esperança.

Mas o que quero lhes trazer hoje, nesse último texto de 2010, depois desse hiato gerado pela correria do final do ano – meu último texto foi publicado no dia 17 de dezembro – é uma homenagem com cara de cartão postal dirigido a todos vocês, meus poucos mas fiéis leitores, que me lêem.

2010 não foi, como não tem sido a vida, um ano tranqüilo. A situação que enfrento intramuros é capaz de estabelecer um permanente desafio que – é como penso – exige de mim a exata medida entre o medo e a esperança, entre a angústia e o ânimo, entre o ateísmo e a fé, entre o branco e o preto, entre o fogo e a tempestade, entre a baunilha e o sal. Mais que nunca, e tem sido assim a cada dia que passo, valho-me da lição de um de meus mestres e a cada tristeza ergo o meu copo ao humor – essa é a grandeza que o samba me ensinou.

Muita gente foi (e é) fundamental para que esse enfrentamento aconteça de forma a não me desestabilizar. E ainda que eu siga permanentemente em estado de visível desequilíbrio, como a esperança que dança na corda bamba de sombrinha, acordo diariamente disposto a assistir, sorrindo, o show continuar de mãos dadas com a esperança-equilibrista.

Mas a homenagem que presto hoje vai pra Marcela, minha amada Manguaça, que aparece na foto que ilustra este texto acarinhando meu vira-latas. Ninguém mais foi mais a expressão do carinho do que ela. Não me faltou, nunca, seu abraço, seu cafuné, seus dedos me enxugando o choro, seu colo e seu ombro paciente e doce. Filha de uma moça igualmente imprescindível, filha de um moço que talvez já tenha conhecido minha avó de mais perto, irmã de um sujeito que não nega o berço – ele também um poço de afeto -, a Manguaça recebe, daqui, minha mais profunda declaração pública de gratidão por tudo que é, por tudo que representa, por tudo que faz.

Desejo a vocês, que me lêem, um ano-manguaça. Se no ano-novo todos vocês tiverem que seja dez por cento do que essa moça representou pra mim nesse 2010, o ano de 2011 será um ano fabuloso. E não me ocorre palavra melhor e mais adequada do que “fabuloso”. Porque é isso que ela é: quase que um troço de fábula, indizível, concretização dos melhores desejos em termos de gente.

A todos, muita saúde. Muita disposição para os enfrentamentos que a vida exige. Muito ânimo, muita paz, muito amor, muito axé.

Até 2011!

12 Comentários

Arquivado em confissões, gente

12 Respostas para “FINAL DE ANO

  1. >Feliz Ano Novo Edu…tudo de melhor pra ti, obrigada pela companhia e carinho sempre. Diga à Dani, a bela Sorriso Maracanã, que mando um grande beijo e grandes felicitações tbm!Beijo enorme.

  2. >Tudo de bom para vocës todos ai da grande Tijuca.abs.Marcelo Vendramel

  3. >Saudade da Tijuca, de uma outra Tijuca que conheci, ao lado de alguém que não verei mais nesta vida. Bom é ter ao meu lado alguém como sua Manguaça, para que eu não morra desta saudade tão doída. Adorei seu blog, seus textos. Feliz Ano Novo!

  4. >Feliz 2011 pra vocês aí também e obrigado por mais um ano de (ótimos) textos e polémicas!Do seu leitor assíduo aqui de VR.

  5. >Tudo de BOM p/ vocês!

  6. >Edu, que o ano de 2011 seja para vc e Dani um ano muito doce… Doce como a batida de maracujá q vc levou aquele dia no samba em Niterói. Olha, esse blog nos faz muito, muito felizes! Q vcs recebam tudo isso em dobro! Beijos!

  7. >Obrigado Edu, a você um ano novo abençoado e cheinho de realizações. Paz e bem.

  8. >Beijo, irmão querido. Estarei, ainda que à distância, sempre à postos e ao teu lado.

  9. >Um 2011 de paz e saúde.Abraço do manauara.

  10. >Um ano novo cheio de gente, luz e letras para você.Abraços,

  11. jb

    >feliz ano todo pra todos nós!puta abraço, edu!

  12. Pingback: E QUE VENHA 2012 | BUTECO DO EDU

Deixe um comentário

