PROSSEGUINDO COM A REFORMA

(ou ANÚNCIO DE BREVE RECESSO)
(ou PRIMEIRA PROMOÇÃO DESDE A INAUGURAÇÃO DO BUTECO)
(ou ainda APAREÇA NO BALCÃO DURANTE O RECESSO DE JUNHO)

O BUTECO abre hoje, sexta-feira, para anunciar, primeiramente, que vamos baixar as portas de aço do estabelecimento (eram de ferro, as tais portas, mas foram trocadas por portas de aço na última etapa da reforma do bar!) até o final do mês de junho. E não, meus poucos mas fiéis leitores, não me passa pela cabeça, em absoluto, tomar a decisão (pensada e repensada, diga-se) que tomou meu querido Bruno Ribeiro, que fechou o PÁTRIA FUTEBOL CLUBE (aqui) para abrir, concomitantemente, o BOTEQUIM DO BRUNO (aqui). Nada disso. O BUTECO ficará fechado por um tempo, apenas – é o que francamente espero, eis que nenhum de nós pode, é claro, garantir o que será o dia de amanhã.

Eu, há algumas semanas, comuniquei a vocês, numa prova fideidigna de respeito para com todos os que passam por aqui (o mesmo respeito que teve o meu querido mano de Campinas quando mudou-se para melhor atender a freguesia!), diariamente ou não, que o BUTECO passaria por ampla reforma – foi no texto EM REFORMA, de 07 de maio de 2008 (aqui).

Essa ampla reforma, os que têm olhos de ver, notaram!, representou uma guinada de 180 graus no que diz respeito à condução da conversa de dentro para fora do balcão – eis aí o ponto nodal da reforma do bar que acabou por influenciar, também, os freqüentadores, que passaram a falar mais e a participar mais.

Só que agora, meus poucos mas fiéis leitores, é necessário um descanso.

O BUTECO, aberto em março de 2004, tem 965 postagens. De alguns anos para cá – quem me acompanha há tempos sabe disso – a freqüência de textos é praticamente diária, muitas vezes com o bar sendo aberto aos sábados, domingos e feriados, e algumas vezes, ainda, com mais de um texto por dia.

Não vou repetir, aqui, o que já disse dezenas de vezes, mas farei breve menção à coisa: são quase 500 acessos por dia, perto de 12, 13 mil acessos ao mês; depois da reforma, então, a presença de leitores e freqüentadores à vontade diante do balcão imaginário passou a ser ainda maior (como mencionei, rapidamente, acima); fiz amigos graças ao BUTECO, conheci muita gente bacana e muita gente bacana a quem sequer conheço já faz parte de meu dia-a-dia, gente que me escreve, que comenta, que palpita, que dá vida a isso aqui.

Mas é chegada a hora, definitivamente, de um descanso. Descansar a cabeça, rever a condução da coisa, para voltar com carga total e com a reforma terminada.

Evidentemente que vou continuar atualizando os comentários, se algum comentário houver – e respondendo a cada um deles, como passei a fazer (eis outra faceta da reforma que imprimi ao blog) com a rigidez de um jesuíta. Mas não esperem, pelo menos até 30 de junho (eis o limite das férias que me dei!), qualquer novidade por aqui. Não esperem mesmo. Não vou descumprir a palavra ora empenhada. A bolsa de valores vai disparar, ou despencar, há de ser inaugurado mais um buteco na Tijuca, meu irmão Szegeri fará anos em junho, o inverno há de se fazer presente e fará frio no Rio de Janeiro, vai haver frente fria, mar revolto, o Fluminense encarará seu adversário pela primeira partida da final da Libertadores – tudo isso em junho, e nada disso capaz de me tirar do merecido descanso.

Uma última palavra: se por acaso alguém realmente tiver disposição de enfrentar um dos cinco roteiros de passeios pela Tijuca que propus (o primeiro, o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto), peço um favor: ou me escrevam contando como foi (por aqui) ou deixem um comentário no respectivo texto.

Foi uma experiência interessantíssima escrevê-los e será um prazer do tamanho da Tijuca saber o que vocês acharam do passeio que fizeram. Fico, daqui, a imaginar coisas… Algum leitor esbarrará mesmo com a Dona Olívia durante o passeio pela Praça Xavier de Brito, como sugeri? Se alguém esbarrar com ela – por favor!, por favor! – tire uma foto e me mande!!!!! Algum leitor aceitará a sugestão para uma barba, cabelo ou bigode no Seu Ernesto? Alguém topará o almoço de domingo no Huan Lian? Alguém provará dos pastéis da feira da Vicente Licínio? Alguém irá encarar um café da manhã ou na Trigus ou na Doce Acássia? E o almoço, ou o jantar, no Fiorino? Alguém? Alguém se interessará pela cozinha do Mitsuba? Quem irá conhecer o Edifício Aymoré na esquina da Lúcio de Mendonça com a Benevenuto Berna? Ou o Edifício Moutinho, durante o trajeto para o Bode Cheiroso? E quem irá provar das lingüiças artesanais do Otto? E quem irá beber cerveja de manhã no Aconchego Carioca? E mais, e mais, e mais, e mais… Os cinco roteiros estão cheios de dicas…

Acabo de ter uma idéia e quero me comprometer com uma coisa (se eu não receber uma única foto que seja serei, em julho, um frustrado, um triste, um cabisbaixo, um homem arrasado): mande-me por email (aqui) uma foto sua, ou sua com seu marido, com sua mulher, com seu namorado, sua namorada, seus amigos, vizinhos, seus pais, avós, filhos, filhas, afilhados, papagaio etc durante um dos cinco passeios. Junto com a foto, conte suas impressões sobre a Tijuca e sobre minhas dicas. Prometo publicar, e mesmo durante o mês de recesso! Pronto. Não vou queimar a mufa com textos, não direi um “oba”, um “olá” que seja, mas mantenho o blog atualizado com as aventuras tijucanas de meus leitores! Ótima idéia!

(penso enquanto escrevo)

E se você mora longe, em Portugal, em Brasília, em Buenos Aires, em Boston, em Houston, em Natal, em São Paulo, em Campinas, em Belém (lugares onde sei que tenho quem me leia!), mande – se quiser, é claro – uma fotografia com o BUTECO aberto, ao fundo, na tela de seu computador. Publicarei também! Também por email, aqui.

E outra idéia: quem me mandar a PRIMEIRA foto (serei justo, prometo!) do letreiro oval do Grapette (num dos roteiros eu falo sobre ele!!!!!), que fica num buteco na Tijuca (vá atrás da informação, pô!) – e é preciso que o leitor apareça na fotografia também!!!!! – ganha, de presente, um livro meu – MEU LAR É O BOTEQUIM – devidamente autografado. A autorização para publicação da fotografia é expressa e manifestada com o simples envio da mesma, por email, aqui.

Quem participar, com foto, de qualquer outra maneira proposta que não essa do letreiro do Grapette, (pode ser durante um dos passeios na Tijuca ou com a tela do computador com o BUTECO aparecendo), participa de um sorteio para ganhar o mesmíssimo presente – um livro meu.

– Pô, Edu… mas eu já tenho o seu livro…

Ganhe outro e dê de presente!

E larguem mão do preconceito, pô! Tijucano que é tijucano sai de casa com a câmera digital a tiracolo. Celulares, hoje, quase todos, têm câmera digital. Não tenham vergonha, em absoluto, de serem tijucanos em estado bruto por uns momentos apenas: tirem suas fotografias e mandem pra mim. E vocês de fora, de outros estados, do exterior, mandem suas fotos também. Vou contar um troço pra vocês (pequena confissão pública de um carente incorrigível)… Vocês vão me fazer um bem tremendo atendendo a esse pedido que soa – a princípio apenas… – patético. Vai ser muito bacana, depois de quase um mês inteiro, ter um painel de leitores e leitoras exposto aqui. E dar de presente, a dois deles, um livro meu, carinhosamente dedicado!

Ah, sim! Eu disse que o BUTECO tem 965 postagens… Pouquíssima gente (acho que só meu pai…) leu tudo. Ou seja… mãos à obra e divirtam-se!

Até julho, gente!

13 Comentários

Arquivado em Uncategorized

13 Respostas para “PROSSEGUINDO COM A REFORMA

  1. >Edu, meu caro!É sempre boa uma reforma, estou curtindo os caminhos que deu ao buteco. E pode esperar que em breve lhe mandarei as fotos da minha ida de Sampa, para à Tijuca. BREVE!Não tardará para que isso ocorra.

  2. >Ô Edu, e no interior do Pará também!! Estou em Marabá (Sul do Pará) e venho todos os dias aqui! Minha assiduidade no balcão imaginário é, como diria vc, OLÍMPICA! Tirarei uma foto da minha cidade tbm e te enviarei e acho que os marabaenses são meio tijucanos, adoram andar com câmeras fotográficas.rsBom descanso!Abraço,Perla Lima

  3. >ei, eu também li tudo!vou tentar providenciar uma foto!bjão e bom descanso!

  4. >Edu, Vou mandar uma foto fora do roteiro,mas que você vai adorar.Algumas vezes, despenco da Muda, para beber no BAR DO VALENTIM ,ali na Marques de Valença esquina com a Pereira de Siqueira. Abraço.Leonardo

  5. >Rodrigo: estou esperando, rapaz! Mande que eu publico! E assim você entra na disputa por um livro meu, autografado (reconheço que o prêmio é pífio, mas se levarmos em conta que o blog é meu, torna-se significativo e compreensivo que seja assim!). Forte abraço.Perla Lima: ô, Perla, mas era justo em você que eu estava pensando quando tasquei Pará na lista de cidades! Afinal, quem é que assina, sempre, Perla (do Pará>????? Falha minha! Salve Marabá! E ó… mande também uma foto sua com o monitor atrás, aparecendo o BUTECO, que você entra no sorteio de um livro meu! Beijo.Obrigado, Eugenia: mande a foto, sim, que você também entra no sorteio! Beijo.Leonardo: é um graaaaande bar, rapaz, um grande bar. Um armazém de primeiríssima, com tudo o que um buteco perfeito tem que ter: pé-direito alto, sacos de batata, arroz e feijão pelo chão, um São Jorge gigantesco na parede, a esquina… e a Tijuca, cara, a Tijuca e as moças que passam por ali saindo dos colégios da região… Grande abraço, e aguardo sua fotografia para publicá-la aqui!

  6. >Bom descanso Edu e claro que vou tirar fotos.. quero participar dessa disputa. Abraços.

  7. >Fico esperando, então, Andrea! Já recebi as primeiras fotografias de uma internacionalíssima leitora e já, já, começo a publicá-las a fim de que eu possa, no comecinho de julho, fazer o sorteio do livro. Valeu!

  8. >Grande Edu!Descobri o seu buteco recentemente e, desde então, tenho frequentado assiduamente.Acho válida a “parada” e fico aqui esperando ansiosamente o retorno, lendo os posts antigos. Já passei por isso antes, só que os donos dos butecos deixavam alguém no balcão atendendo, o que – no seu caso – é impossível.Também vou enviar uma foto para participar durante esse recesso.Abraços.

  9. >Mande sim, Cazé! Quem sabe você é sorteado? Forte abraço e divirta-se lendo o que você ainda não leu.

  10. >D´s queira que esta reforma não demore…!!!Vou sentir saudades…!AbraçoAndré

  11. >Uma sugestão para o recesso (ainda continua?): “nosotros” leitores enviarmos fotos de butecos “de fé”, cada um do seu lugar, da sua cidade…afinal, nem todos os seus leitores moram no Rio…

  12. Pingback: PAINEL DE LEITORES – III | BUTECO DO EDU

  13. Pingback: LEVANTANDO AS PORTAS DE AÇO | BUTECO DO EDU

Deixe um comentário

