>
Ainda na mesmíssima noite, no Paço Imperial, na Praça XV, canto da cidade com mais axé que nunca neste ano em que comemoramos os 200 anos da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, será lançado o portal MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA, que reunirá acervos, exposições, comentários e publicações em torno de grande parte dos impressos produzidos no Brasil desde meados do século XIX – selos, embalagens, rótulos etc.
O primeiro item do acervo a ser apresentado é o portal J. CARLOS EM REVISTA, que poderá ser visitado aqui, que reunirá um colossal banco de dados através do qual se poderá folhear as revistas O MALHO e a PARA TODOS, página a página, entre 1922 e 1930.
Tais revistas, como em geral todas as revistas publicadas nos anos 20, eram impressas, em grande parte, em papel jornal, um papel que envelhece mal, e cuja fibra, com o tempo, tende a trincar, rachando as páginas.
Preocupados com o gravíssimo estado de conservação de algumas destas revistas, Cássio Loredano e Julieta Sobral desenvolveram este projeto, com o apoio da PETROBRAS, que tem como primeiro objetivo digitalizar, em alta definição, nove anos de duas das publicações mais importantes no cenário nacional da época.
Bacana é que, no livro em parceria com o Loredano, nosso Simas contextualiza, para deleite do leitor, as caricaturas do J. Carlos.
Ou seja, meus poucos mas fiéis leitores: na terça-feira não há o quê pensar…
Todos ao Paço Imperial!
Até.
>Evento imperdível, se não pelo saudoso J. Carlos, pelos dois autores, gente da melhor qualidade!
>Sempre chego no Buteco com 1 dia de atraso! Quando saiu a reportagem de O Dia, fui à banca de jornal e descobri que estava no dia errado… Lamentável!