>25 DE MARÇO DE 2008

>

A noite da próxima terça-feira promete um programaço imperdível. Eu, que sou um assumido fanático pelos amigos, ainda que, neste específico caso, ausente por conta de umas férias mais-que-necessárias, quero recomendar a vocês, vivamente, o lançamento do livro do meu mano Luiz Antonio Simas (do obrigatório HISTÓRIAS DO BRASIL, clique aqui), em parceria com Cássio Loredano, sobre J. Carlos, o grande caricaturista brasileiro do século XX – o livro chama-se O VIDENTE MÍOPE. Na mesma noite, será lançado, também, livro de Julieta Sobral, O DESENHISTA INVISÍVEL, ambas editadas pela Edições Folha Seca – a editora do meu coração. Clique no convite abaixo para mais detalhes.

convite para lançamento de livros no Paço Imperial em 25 de março de 2008

Ainda na mesmíssima noite, no Paço Imperial, na Praça XV, canto da cidade com mais axé que nunca neste ano em que comemoramos os 200 anos da chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, será lançado o portal MEMÓRIA GRÁFICA BRASILEIRA, que reunirá acervos, exposições, comentários e publicações em torno de grande parte dos impressos produzidos no Brasil desde meados do século XIX – selos, embalagens, rótulos etc.

O primeiro item do acervo a ser apresentado é o portal J. CARLOS EM REVISTA, que poderá ser visitado aqui, que reunirá um colossal banco de dados através do qual se poderá folhear as revistas O MALHO e a PARA TODOS, página a página, entre 1922 e 1930.

Tais revistas, como em geral todas as revistas publicadas nos anos 20, eram impressas, em grande parte, em papel jornal, um papel que envelhece mal, e cuja fibra, com o tempo, tende a trincar, rachando as páginas.

Preocupados com o gravíssimo estado de conservação de algumas destas revistas, Cássio Loredano e Julieta Sobral desenvolveram este projeto, com o apoio da PETROBRAS, que tem como primeiro objetivo digitalizar, em alta definição, nove anos de duas das publicações mais importantes no cenário nacional da época.

Bacana é que, no livro em parceria com o Loredano, nosso Simas contextualiza, para deleite do leitor, as caricaturas do J. Carlos.

Ou seja, meus poucos mas fiéis leitores: na terça-feira não há o quê pensar…

Todos ao Paço Imperial!

Até.

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “>25 DE MARÇO DE 2008

  1. >Evento imperdível, se não pelo saudoso J. Carlos, pelos dois autores, gente da melhor qualidade!

  2. >Sempre chego no Buteco com 1 dia de atraso! Quando saiu a reportagem de O Dia, fui à banca de jornal e descobri que estava no dia errado… Lamentável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s