>E SALVE O SACI-PERERÊ!!!

>

Os amantes do futebol – sou um deles – vibraram, na semana que está prestes a terminar, com o golaço feito pelo Messi, jogador argentino que defende o Barcelona, em jogo pelas semifinais da Copa do Rei, contra o Getafe. Foi, de fato, um gol antológico, quase-idêntico (ou idêntico como querem alguns) ao gol de Maradona contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. Deve-se comemorar tudo: a vitória do drible, acima de tudo, uma das razões do futebol e um de seus momentos mais sagrados, e a coincidência entre os dois lances (que tem dois argentinos como protagonistas) que pode soar aos supersticiosos – como eu – como um capricho dos deuses do futebol. Ou de um deusinho só. Acompanhem.

É que algo me comoveu ainda mais no curso da semana no mundo do futebol.

Num tempo em que pululam jogadores que comemoram seus gols levantando suas camisas e exibindo outras com dizeres como “ESSE GOL É PRA JESUS”, “SÓ JESUS EXPULSA O DEMÔNIO DAS PESSOAS” e outras merdas congêneres; num tempo em que virou moda entre jogadores e goleiros – como o Bruno do Flamengo, o que me entristece profundamente – o gesto de erguer os braços em direção ao céu com os indicadores para o alto, seguido de uma expressão contrita e de falas em tom de súplica; num tempo em que times inteiros, durante as cobranças de pênaltis, se ajoelham pateticamente; num tempo em que a tradicional corrente entre os onze guerreiros antes do início do embate deixou de ser para o “vamo lá, porra!”, “sangue, caralho!”, “vamo atropelar, cacete!” para dar vez ao “em o nome do Senhor”, “se Deus é por nós quem será contra nós?”, esses troços; num tempo em que no lugar do hino do clube vencedor, após a conquista do título, times inteiros cantam hinos religiosos e orações estranhíssimas; num tempo em que o fair play (a sentença de morte do futebol) se sobrepõe à malandragem, enfim, é de se louvar o gesto sacana do sacana Fábio Saci, do Bahia, que no jogo contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, comemorou seu gol, como faz costumeiramente (mas pela primeira vez no Maracanã), pulando numa só perna com um gorro vermelho.

Image Hosted by ImageShack.us

Salve o Saci-Pererê que, como dizia o Tio Barnabé, “não faz maldade grande, mas não há maldade pequenina que não faça”.

Em tempos de trevas no futebol, um corropio de vento e luz.

Desconfio, aliás, que o negrinho andou aprontando das suas durante o jogo do Barcelona…

Até.

7 Comentários

Arquivado em Uncategorized

7 Respostas para “>E SALVE O SACI-PERERÊ!!!

  1. >Viva o Saci! Só queria ver alguém comemorando feito o Curupira, com os pés virados. beijo e belo texto, pra variar.

  2. >Fala Edu!Disse tudo nessa frase: “num tempo em que o fair play (a sentença de morte do futebol) se sobrepõe à malandragem”.E eu adiciono a lembrança da proibição das coreografias que o Viola fazia quando jogava pelo Corinthians na década de 90.Abraços e parabéns pela mesa 01. Tá impagável!

  3. >Esse negócio de fair play é uma viadagem… O Edmundo deveria ter espancado o estúpido do Rivaldo quando ele, na final da copa de 98, perdendo por 2×0, devolveu a bola para os franceses numa demonstração de merda de espírito esportivo. O Animal foi pra cima, mas ficou só na bronca… Infelizmente. Jamais perdoei o Rivaldo por aquele “nobre ato”. Nem a copa de 2002 o redimiu, ao menos pra mim.Abraço!Favela

  4. >O Curupira deve ser inspiração pra uma meia dúzia de perebas que têm enverg(onh)ado a gloriosa camisa esmeraldina de Palestra Itália…

  5. >Embora, como tricolor, eu não tenha achado nenhuma graça… Salve o Saci!

  6. >Bem que o eurico poderia comemorar que nem o Curupira, mas coitado do Curupira ele não merece.

  7. >eu também acho esse furor religioso de uma babaquice atroz. se tem um lugar que não tem porra nenhuma aver com religião é um campo de futebol. muito menos com essas pseudo-religiões-comerciais-contábeis inventadas por americanos prá tirar o dinheiro dos otários vendendo um lugar no reino dos céus. céus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s