442 ANOS

A minha mui amada e leal cidade do Rio de Janeiro, fundada entre a Cara de Cão e o Pão de Açucar no dia primeiro de março de 1565, quando Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que viera criar e que, em homenagem ao rei de Portugal, pôs sob o patrocínio de São Sebastião, completa hoje 442 anos.

O mesmo Estácio de Sá que foi ferido de morte em 20 de janeiro de 1567, defendendo o domínio lusitano dos invasores franceses.

O mesmo Estácio de Sá que hoje repousa na Igreja de São Sebastião, na Rua Hadock Lobo, a poucos metros de minha casa, na minha não menos amada e leal Tijuca.

E é em homenagem à cidade do Rio de Janeiro e à Tijuca que ilustro esse brevíssimo texto com uma visão do bairro onde nasci, onde fui criado e onde me reconheço. Tirada às 4h07min da terça-feira de carnaval.

A luzerna que se vê ao fundo, vem do Sambódromo.

Até.

5 Comentários

Arquivado em Rio de Janeiro

5 Respostas para “442 ANOS

  1. >Que foto bonita, Edu.

  2. >Procurei pelo Rio a estátua de Estácio de Sá/ Fui aqui, fui ali, acolá/ E não sei onde está/ Eu fui ver se ela estava na escola de samba do Estácio de Sá/ Disseram que lá/ o Estácio não está/ E nem no Estácio, o Estácio não teve colher de chá/ No entanto, a cidade está cheia/ de homenagem monumental/ Tem estátua de heróis e poetas/ e está assim de coisa e tal/ Procurei em toda a cidade/ por seu fundador/ onde estará?? Cadê a estátua de Estácio de Sá?/ Cadê a estátua de Estácio de Sá? Não sei de quem é. Foi um samba maneira cantado em 1965, ano do 4º centenário, pelo Miltinho. O autor não sei, mas a letra tem a cara do Haroldo Barbosa.

  3. >Sem viadagem, mas esse texto me deixou os olhos úmidos. Os olhos, eu disse! Os olhos…

  4. >Que foto! Que foto! Virou meu fundo de tela, se me permite…

  5. mercedes colussi

    Conheci esta música quando fui num teatro em São Paulo, achei linda e depois de tantos anos estou me interessando apenas para lembrar, mas não estou conseguindo.

Deixe um comentário

