>HOJE É DIA DE CRISTIANO

>

“Vai, meu irmão, pega esse avião
você tem razão de correr assim desse frio
mas beija o meu Rio de Janeiro
antes que um aventureiro lance mão…”

(Chico Buarque – Toquinho – Vinicius de Moraes)

O Buteco, como é sabido, muito raramente abre aos sábados. Mas abre hoje, um sábado, já que hoje faz anos, 31 mais precisamente, meu irmão caçula (e eu não sei por quê, mas digo “caçula” e me sinto, da cabeça aos pés, um decrépito), na foto ao lado da Sorriso Maracanã (registre-se a rara ausência do sorriso escancarado e a presença de um biquinho) num bar em Amsterdam (e eu só disse Amsterdam para fazer a rima com Maracanã, não foi à toa).

Eu sou capaz de ouvir daqui alguns “ohs” e “ahs” e as perguntas espocando, “você tem outro irmão além do Fefê?”, “mas, Edu, você nunca ou quase nunca fala dele, nem me lembrava…”, e por aí. E daí?

Se ao longo desses 31 anos de convívio aprendemos a (con)viver com as diferenças abissais, gostos diferentes, objetivos diferentes, se o que temos na memória coletiva dos 3 irmãos são, sempre, de um lado eu e Fefê e do outro ele, Cris, e constantemente implicâncias olímpicas capazes de nos manter afastados, deu-se o milagre (a palavra “milagre” é figurativa, apenas) quando ele tomou o rumo da França, onde mora há alguns anos, para trabalhar e brilhar na Europa numa empresa gigantesca. Isso daí gerou até piada.

Os amigos de papai perguntavam:

– E os filhos, Isacão, vão bem?

Papai pigarreando:

– Bem.

– Estão fazendo o quê?

E papai sussurrando:

– O Eduardo é advogado e o Fernando tem um bar – dizia baixinho, quase inaudível, com os olhos cabisbaixos.

– E o caçula?

Daí o papai, de pé, aos gritos, enchendo de perdigotos seu interlocutor:

– Está na França, trabalhando numa puta empresa, num senhor cargo, é um gênio, um gênio, um gênio!!!!! – e danava de chorar.

De volta ao tema.

A distância física serenou os troços. Passamos a trocar emails, passamos a conversar, como nunca dantes, pelo MSN, pelo SKYPE, e eu passei a sentir saudades agudíssimas do cara, o que foi dando cores lindíssimas a esse laço, cujos meandros desconhecemos a fundo, fruto do mesmo sangue, da mesma origem, dos antepassados em comum.

Lembro-me do instante de nosso encontro, em Amsterdam, depois de meses sem vê-lo, que gerou em mim, um fóbico incorrigível, frios na barriga, vontade de chorar, uma alegria quase que infantil. E o mais incrível é que estava lá, também, o Fefê, e vivemos (falo sem consultá-los valendo-me da minha autoridade de irmão mais velho, e sinto-me ainda mais decrépito nesse instante), os três, nosso mais bonito e intenso encontro.

Devo muito à Dani tudo isso, e ele há de me compreender, e é apenas ele quem deve compreender isso, nem me perguntem o por quê, já que eu não vou responder (além de decrépito, acordei rabugento).

Ergo, então, do balcão do Buteco, um copo cheio de chope em homenagem a ele, que está no Rio que ele tanto ama, cidade que infelizmente é assolada nesses tempos por pelo menos três aventureiros (César Maia, Rosinha Garotinho e Anthony Garotinho), valendo-me, novamente, de minha pseudo-autoridade de mais velho, para exigir saúde, sucesso e cada vez mais felicidade.

Ele embarca de volta amanhã, mas já temos encontro marcado para o dia 2 de junho, quando nos encontraremos em Lisboa, eu, Dani e ele. Ele que, vejam vocês, nos deu de presente os dois ingressos para o Rock in Rio e a hospedagem em Lisboa. Coisa que, não sei se me entendem, não tem preço. Um beijo, Cris.

Até.

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “>HOJE É DIA DE CRISTIANO

  1. >Olá Eduardo.Tomo a liberdade de me intrometer neste artigo, tão familiar e positivo.Lisboa está na rota do “caçula” ( presumo que irmão mais novo ) e de vocês… Setúbal (como falado) fica ao lado em porto amigo e esperando.Um brinde atrasado pelo evento um brinde antecipado pela v/presença.

  2. >Edu, nunca escrevi aqui. Mas hoje eu PRECISO escrever: pra te agradecer pelo lindo texto, te falar que nosso encontro em Amsterdam foi fantastico e que eu to contando os dias pra junho! BEIJO!!!!

  3. >Essa família é realmente abençoada!Beijos para todos, em especial para o Cris!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s