TÁ FALTANDO ELE

(pra Luciana Machado Matos)
Então. A uma semana do lançamento do livro, o que me deixa com olímpicas cólicas de ansiedade, sinto saudadas ainda mais olímpicas desse malandro aí em cima, Fábio Machado de Matos, o Fabinho, que há um ano (amanhã) está longe demais. Vai daí que pensando na festa do dia 12, no Estephanio´s, penso também nos meus irmãos que não estarão presentes (estarão, sim, mas em mim): Marco Aurélio, Fernando Toledo, e no Fabinho.

E o Fabinho, com quem dividi arquibancada do Maracanã, balcões de bar e muito papo, foi responsável – vejam vocês! – por um dos mais bonitos momentos que o Buteco rendeu até hoje.

Foi há uns meses. Abri a caixa de emails e – póim! – quica uma mensagem assinada por Luciana Machado Matos. Sua irmã.

Disse-me, a Lu, que queria agradecer a simples homenagem que prestei ao Fabinho no extinto Opinião do Edu. Disse-me, mais, que de vez em quando ia lá, no tal texto, sentir a presença do irmão através das palavras do amigo, eu, a quem ela não conhecia. Ainda.

Vai daí que passamos a trocar e-mails, vai daí que a Lu prometeu presença no dia 12, no Estephanio´s, e vem daí a beleza da coisa: o Fabinho vai estar mais-que-presente no furdunço em que vai se transformar aquela esquina.

Além de estar permanentemente em mim e na memória de grandes momentos da minha já não tão curta vida, vai estar presente com a presença da irmã que tem, obviamente, saudades igualmente olímpicas do irmão. E não é pra menos.

O Fabinho era (e é) um grande sujeito. Pai de dois filhos, casadíssimo com a Renata a quem não conheci graças à mente doentia do cara (parecidíssimo comigo em alguns itens formadores do caráter), rubro-negro da melhor cepa, abraço forte, aperto de mão que só tem quem tem firmeza, Fabinho está devidamente vivo nas páginas do livro, o que dá a ele, livro, ainda mais vida e graça.

Vai fazer uma puta falta no dia 12. Mas uma falta sutil. Já que – não quero ficar repetindo o óbvio – vai estar ali, de pé no balcão, com aquele sorrisão safado, brindando à campanha do Flamengo e ao livro.

E fazendo, de leve, um carinho nos cabelos da irmã.

Até.

4 Comentários

Arquivado em gente, Uncategorized

4 Respostas para “TÁ FALTANDO ELE

  1. Bonita homenagem, Edu. A Luciana vai gostar.

  2. Pôxa vida, você me fez chorar logo pela manhã num dia tão bonito de sol :~) Tão bonito quanto o texto.

  3. Olha eu conheci o Fábio há muito tempo atrás, quando estava entrando na faculdade, já namorava a Renata, e agora depois de tantos anos, procurando por esse grande amigo, me deparei com esta noticia muito triste… muito triste….

Deixe um comentário

