CALOURO

O sujeito entrou no buteco falando no celular (cantando, aliás): Se alguém perguntar por mim… Diz que eu fui por aí… Levando um violão debaixo do braço…

E desligou.

Ninguém o conhecia na área.

Nem seu Osório, o mais velho de todos, uma espécie de pajé etílico, nem o Bule, nem o Quincas, tampouco o Amorim. Osório ainda espichou o nariz em direção ao Vidal que fez que “não” com a cabeça. Novo na área.

Encostou no balcão e apontou pra garrafa de cerveja à frente do Amorim, cantando pro Zezinho, o garçom:

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa….

E gargalhou.

Zezinho, mau humorado como de costume, foi ao freezer e entregou ao cara a garrafa já aberta e um copo americano.

Osório puxou conversa:

– Boa tarde, amigo!

O cara não interrompeu o gole, dado de uma vez só, nem respondeu. Apenas sorriu. E emendou, afinadíssimo: A sorrir, eu pretendo levar, a vida… Pois chorando, eu vi a mocidade… perdida!

– Ô cara estranho! – sussurrou o Bule.

– Só canta! – disse seu Osório.

Tocou o celular do camarada. Ele atendeu. Ficou ouvindo durante quase um minuto. Encheu o peito de ar e mandou: Nunca… Nem que o mundo caia sobre mim… Nem se Deus mandar, nem mesmo assim, as pazes contigo… eu farei…

E desligou pigarreando.

Seu Osório estava apostando que o sábado seria divertido. Aquela tremenda peça dentro do buteco era sinal de boas histórias. Remexeu a cabeça em busca de um assunto e, pronto!, sacou do assunto de praxe:

– Torces pra que time, amigo?

Flamengo joga amanhã eu vou pra lá… vai haver mais um baile no Maracanã…

E puxou da carteira lançando um santinho, São Judas Tadeu, sobre o balcão.

Ficou assim a tarde inteira, desfilando pérolas da música brasileira.

Antes de ir embora fez um aceno e Osório perguntou:

– Ô, calouro! – neguinho riu. – Amanhã, pouco antes do jogo, vamos fazer um churrasco no buteco ali na outra esquina. Aparece!

Se fizer bom tempo amanhã… Se fizer bom tempo amanhã… Eu vou…

E foi saindo de fininho.

Até.

Deixe um comentário

Arquivado em botequim, ficção

Deixe um comentário

