>FUMAÇA EM PARATY

>


Acho que lhes contei, quando dos relatos sobre a viagem à Europa, que a Fumaça, dono desse sorriso que é permanente – poucas vezes estive diante de alguém que sorri como quem respira – diante do Coliseu, em Roma, chorou de fome.

Vejam bem. Eu, que sou preciso do início ao fim, não estou exagerando. A Fumaça, advogada, bem sucedida, bem alimentada, comportou-se diante do Coliseu como um cristão prestes a ser entregue aos leões. Ajoelhou-se diante da imponente construção, pôs as mãos nas orelhas, o queijo no meio das coxas e guinchou de fazer parar a assistência dos turistas que, imediatamente, desviaram as objetivas que buscavam os melhores ângulos da obra de Vespasiano e Tito em direção à Fumaça, que gritava, em português, em italiano e em inglês, “Gente, desculpa, mas eu estou com fome”. Estou contando isso porque fato similar ocorreu em Paraty.

Estávamos eu, Dani, Guerreira, Marcy e Fumaça passeando pelo centro histórico em busca de um bom restaurante. E a busca começou justamente quando a Fumaça, sem chorar, é verdade, disse, “Gente, estou com fome”. Como eu, Dani e Guerreira estávamos em Roma naquela oportunidade, temendo o pior em Paraty, iniciamos a procura de um restaurante. E estacamos diante do Bartholomeu. E entramos.

É preciso dizer que no instante em que pisamos no restaurante o sorriso da Fumaça quase rasgou seus lábios, tamanha sua satisfação. E fomos ao cardápio.

Eu de tapa de cuadril, que o restaurante era de argentinos. Dani, Guerreira e Marcy optaram por dividir uma moqueca. E a Fumaça foi de ravioli.

Pequena pausa. A Fumaça é uma farofeira na melhor acepção da palavra. Não estou a falar dos hábitos tijucanos, que os tijucanos são farofeiros olímpicos no que a palavra tem de pejorativo. A Fumaça, não. A Fumaça adora mesmo é uma farofa, e uma farofa crocante, como pontua sempre.

E eis que os pratos vieram à mesa. E a Fumaça, tadinha, repetindo o gesto de Roma, cai no chão do restaurante, fica de joelhos, tapa os ouvidos com as mãos em concha, leva o queixo às coxas e urra de dor. “O que foi agora, Fumaça?”, disse a Guerreira gargalhando. E a frase lapidar dita entre soluços: “Se eu soubesse que na moqueca vinha farofa não teria pedido esse ravioli”. E houve mais, houve mais! As meninas, com peninha da Fumacinha, lhe passaram a cumbuquinha de farofa. E eis a cena antológica que transformou seu pranto em sorriso: a Fumaça, rasgando as regras de etiqueta e as normas básicas da boa gastronomia, salpicou a farofa sobre o ravioli como se fosse queijo ralado e quando o garçom, percebendo sua eufórica performance, perguntou “Está bom o ravioli, senhora?”, a Fumaça de voleio mandou “Não sei. A farofa está ótima”.

Houve mais, houve ainda mais. Vejam isso. A Fumaça, na volta ao Rio, veio com uma garrafa de “Lua Cheia” entre as mãos. Exatamente como um bebê com sua mamadeira. Era alguém pedir um golinho e ela muxoxando… “Devolve, por favor… tô com sede…”, e de fato bebeu, a Fumaça, quase que a garrafa inteira.

Notem que a Fumaça exerce suas necessidades – fome e sede – com uma fúria da Etiópia. O que, somado ao permanente sorriso, faz dela uma companhia indizível.

Até.

Posted by Picasa

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “>FUMAÇA EM PARATY

  1. >Edu, ontem cheguei em casa do mercado e tive dificuldades para arrumar as compras porque a geladeira está lotada. Você não acredita com o que: 20 garrafas de cerveja e um potão de farofa. Juro! Isso foi o que me preocupei em resgatar da festa de semana passada. 🙂 Beijos.

  2. >Notem, então, que a Fumaça, escrevendo o que escreveu, quis dizer nada mais do que isso: o Edu foi preciso do início ao fim.Obrigado, farofeira.Beijo.

  3. >Fumaça , vou lhe passar uma receita imperdível : 1/2 garrafa de cerveja , com 5 colheres cheias de farofa e uma pitada de sal ………é paradisíaco…….abraços e bom proveito …….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s