E QUE PROSSIGA O SONHO…

(pra Sônia)
Quando essa foto foi tirada, há 25 anos, durante a fundação do Partido dos Trabalhadores, quando o Lula ainda ostentava barba cerrada e negra, era vivo o marido da Sônia, querida amiga, mãe da Manguaça, com quem a Dani falou hoje cedo pelo telefone. E lhe disse a Sônia: “Dani, estou muito triste… nem quero falar sobre isso…”, e desligou. Dani, preocupada, bateu o telefone pra Manguaça que confessou: “Mamãe está muito triste com tudo isso que está acontecendo com o PT…”.

E quero daqui, do Buteco, dizer à Sônia que quero ser convidado, ontem, de preferência, pra uma comidinha em sua casa, para que brindemos à preservação do sonho que ela, Sônia, e seu marido, que já partiu num rabo de foguete, dividiram há 25 anos. Para que eu diga a ela que a tristeza não deve prosperar. Para que eu diga a ela que essa cortina de fumaça não deve nos deixar esquecer que o mensalão no governo Sarney foi pago através da concessão de rádios pelo Brasil afora. Que o mensalão no governo FHC, um mentiroso-vaidoso, foi pago através de dinheiro vivo para que ele fosse mantido no poder, com propinas comprovadas de até 200 mil reais. Que a Vale do Rio Doce foi dada de presente por pouco mais de 3 bilhões de reais (recentemente avaliada em pouco mais de 40 bilhões de reais). Que o escândalo do SIVAM jamais foi esclarecido, que a farra do PROER jamais foi justificada, que o sistema TELEBRÁS foi entregue como a Vale do Rio Doce. Que o escândalo dos bancos Marka/FonteCindam, socorridos com quase 2 bilhões de reais pelo Governo Federal não deu em nada, e Cacciola vive tranqüilo, na Itália, até hoje. Que a base de Alcântara, no Maranhão, foi entregue aos EUA num acordo extremamente lesivo ao Brasil. Que centenas de trabalhadores sem-terra foram assassinados diante de um passivo Governo.

E quero dizer à Sônia, mais, que eventuais calhordas que mancham, hoje, a trajetória do PT, não merecem uma única lágrima sua, salgada, misturada com o suor de quem sonhou o sonho de um Brasil mais justo misturada, ainda, com as lágrimas que marcaram a despedida de seu companheiro.

Como a Sônia não é muderna a ponto de navegar por mares cibernéticos, que seja a Manguaça a portadora do meu recado. E esse meu recado acaba sendo a retribuição ao telefonema que recebi, da Sônia, quando da morte de Leonel Brizola. Foi, naquele momento, o telefonema, carinhosíssimo, de uma importância suprema pra mim, que sofria naquela noite os revezes que, talvez, ela sofra hoje.

Eu não quero fazer qualquer espécie de julgamento diante do que se vê hoje, naquele picadeiro em que se transformou a CPMI dos Correios. Mas quero dizer que me enoja ver bandidos como ACM e seu neto, Roberto Jefferson e outros comparsas, agindo como bastiões de uma lisura que jamais tiveram.

Lisura que ela, Sônia, tem aliada à doçura de seu sorriso, à franqueza de seu abraço e à delícia de sua cozinha. O convite, Sônia, não esqueça do convite! Vamos brindar ao sonho, que não deve morrer.

Até.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em política

6 Respostas para “E QUE PROSSIGA O SONHO…

  1. >Pensei em vc hoje, dia 20, dia do amigo. Estou viajando e voltarei na próxima semana. Marceremos, sem falta, o brinde ao sonho que não deve morrer.Obrigada pelo carinhoBeijos Sonia

  2. >Sonia e Edu Queridos,Hoje 20 de julho, aniversário do meu avô (que sempre esteve longe) e dia do amigo, um beijo carinhoso, como todos os abraços que recebi da Sonia. Saudades Sonia.

  3. >Edu, muito bonitas suas palavras. Espero que sirvam de consolo para sua amiga, com quem divido até a tristeza. Mas depois de lê-lo, me refiz, sabe? Tenho fé em que tudo vai se esclarecido. Meu sonho não pode morrer! Obrigada.

  4. >Edu, querido, belíssimas palavras. Como estou carregando uma infinita dor-de-corno política, me permita acrescentar ao teu lindo texto duas ou três considerações. Uma delas é que o sonho não morreu e nem vai morrer porque o sonho não tem donos. Soube há pouco que um infeliz foi bombardeado por uma chuva de tomates numa feira livre de Sampa por ter sido confundido com o zédirceu, assim mesmo em minúsculas. Os assassinos de sonhos não vão poder andar mais pelas cidades. Um delúbio sozinho não faz verão, não deve ser o unico alvo de nossos pedregulhos. Talvez gente que eu tenha realmente admirado (zédirceu e genoíno não faziam parte da minha galeria) no PT também esteja implicada nessa barafunda. O remédio contra vermes – sejam vermes colloridos ou vermelhos como a nossa estrela – deve ser o mesmo. Só não me conformo nesse espetáculo triste é de ver um monte de filhos da puta do PFL e do PSDB fingindo que não participavam do jogo usando os mesmos expedientes escusos. Dá ânsia de vômito ouvir e ver o neto do ACM e outros pilantras se fazendo de pais da pátria. Que o sonho renasça num país que acorde diante de tantas denúncias, envolvendo até mesmo, na figura do PT, o mais improvável, o mais inimaginável ator de tramóias.

  5. >O Brasil deve muito ao PT. E não a esse PT de artimanhas maquiavélicas, de estruturas stalinistas, de desfaçatez e sede de poder. Mas ao PT dos militantes honestos, lutadores, sonhadores que tornaram viável uma alternativa de esquerda no Brasil. A prova desse dívida é o exemplo de países latino-americanos, tendo a Argentina como o mais eloqüente, ameaçados de ver naufragar o sistema político, à falta de alternativas diferenciadas. É por isso que a implosão do PT não pode significar a rendição dos que lutam por um país mais justo e sem opressões. Há que se reerguer não só a nossa utopia, mas a nossa viabilidade, as nossas propostas, a nossa luta política. E para isso, além do sonho será preciso trabalho, muito trabalho, reflexão, dedicação, mais suor, mais sangue, mais lágrimas. É duro reconhecer o erro, é duro ter que recomeçar tudo de novo. Mas essa é a vida e só quem já caiu sabe. Nós temos que nos levantar e sonhar e trabalhar e lutar, ou a nossa sentença já está dada.

  6. >Que a luta continue – e deve continuar mesmo – mas sem ter que aturar o Lula dizendo que ninguém vai fazer ele andar de cabeça baixa. Vai sim, os melhores amigos dele ainda vão fazer ele andar muito de cabeça baixa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s