>SEGURA PRA NÃO CAIR 2005

>


Doces figuras, o bloco carnavalesco SEGURA PRA NÃO CAIR fez, no último dia 23 de janeiro, seu quinto desfile. Em 2001 homenageando Noel Rosa, em 2002 Beth Carvalho, em 2003 Martinho da Vila, em 2004 Aldir Blanc e em 2005 João Bosco. Na foto acima, Ângela Bosco, Aldir Blanc, João Bosco, Simone, Dani Sorriso Maracanã e Mari Blanc, na concentração, minutos antes da partida do bloco que, este ano, arrastou mais de 5.000 pessoas pelas ruas de Vila Isabel. Acham muito 5 mil? Vejam as fotos do desfile aqui e aqui. Não havia um espaço vazio, nem nas ruas, nem nas calçadas, nem nos bares do trajeto.

O absurdo sucesso do bloco deveu-se, apesar de eu ter sido alvo de milhares de beijos e abraços de agradecimento pela festa, ao esforço de uma pá de gente a quem quero agradecer daqui, publicamente. Espero que não me falte a memória. Vamos lá:

Ainda em dezembro do ano passado, Sérgio Barreto comprou feijão, carnes, arroz, couve, laranja, e as mãos mágicas da Tetê foram responsáveis pela Feijoada do Segura, na casa da Maria Paula, que além da casa cedeu o gelo e as tinas, regada a muita cerveja doada pela Betinha, e os presentes fizeram doações fundamentais para o bloco, assim como alguns que não puderam comparecer ao furdunço, todos listados em seguida, presentes e ausentes: Maria Paula, Miguel, Guerreira, Dani Sorriso Maracanã, Fefê, Brinco, Betinha, Flavinho, Cícero, Alex, Marquinho, Dedeco, Márcio Branco, Mauro, Sônia, Manguaça, Manguaço, Marcelo, Rogerinho, Fumaça, Mestre, Marlene, Zé Colméia, Vinagre, Giulia, Cachorro, Cris e Duda.

Também em dezembro, eu, Mariana Blanc, Fernando de Lima e Edmundo Souto fizemos o samba, que fez um tremendo sucesso nos ensaios e no desfile, que já é apontado como o melhor samba do SEGURA desde 2001.

Os patrocinadores foram chegando junto, e graças ao Miguel, Maria Paula, Pedro, Juliana, Serginho, Cacá, ao pessoal da Physical, da CoralSign e do Guaraná Zom, contamos com o patrocínio dessas três últimas marcas juntamente com a Wise Up, a Sottomare, a Blue Star Video, a BuickSound e o Banco BRJ, fundamentais para a viabilidade do bloco, assim como Cachorro e Fefê, do Estephanio´s Bar, ponto de concentração do bloco.

A Duda, como no ano passado, preparou as alegorias e os adereços, para que o bloco saísse ainda mais bonito.

Já em janeiro, o nosso homenageado, João Bosco, esteve na quadra da G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel, onde foi apresentado ao Diretor de Bateria do bloco, Mariozinho e Mug, para uma matéria do jornal O GLOBO, e onde pôde ver de perto o sacode da bateria da azul e branco, com Peri, Macaco Branco, Cassiano, Luís Paulo, Cláudia, Marcão e outras feras.

Também em janeiro Shashá e Yayá foram escolhidas porta-bandeira e princesa da bateria do bloco, e as duas fizeram tão bonito que foram alvo de matéria no Jornal do Brasil de ontem, 24 de janeiro.

Em 09 de janeiro fizemos nosso primeiro ensaio, e contamos com a força do Caio, cavaco nervoso que sacudiu a rua levando o samba. Neste ensaio, Julia Bosco apareceu com Rodrigo, seu namorado e passista de primeira, e garantiu a presença do pai no ensaio seguinte.

Em 16 de janeiro, João Bosco esteve no segundo ensaio com a Julia e o Chico, seus filhos, com Rodrigo e Rafa, e a multidão enlouqueceu quando João, juntamente comigo, com Fefê, Dedeco e Mariana, cantou “O Mestre Sala dos Mares” ao som da bateria e acompanhado pelo grande 7 cordas, Felipe Barros, e pelo cavaco campeão do Guilherme Sá. Pelo som dos dois ensaios, obrigadíssimo ao Vágner e ao Filipe DJ, que garantiram qualidade pra facilitar o samba na boca do povo!

Na semana do desfile, eis que entra em campo, depois de semanas trabalhando na surdina em prol do SEGURA, outra craque na engrenagem do bloco, Ângela Bosco. Ângela alugou 2 ônibus, com 50 lugares cada um, convidou 100 amigos para a festa, e tudo começou em sua casa, na Gávea, quando foi lançada no Rio de Janeiro, à boca pequena, a cerveja Bossa Nova, da Bahia. Vejam as fotos aqui. Estavam na festa além de Ângela e João, obviamente, uma pá de amigos do casal, entre eles a galera da Bahia, da cervejaria, Marilene Dabus (saudações rubro-negras!), Paulo César Grande, Cláudia Mauro, Julia Bosco, Rodrigo, Chico Bosco, Rafa, Simone, Olivia Byington, Stella Caymmi, Claude do Amaral Peixoto, Fernando Bicudo, Thomas Stoewsand, Luciane Araújo, Tiago Lins e Silva, Ioná, Susana, Patrícia, Silvana, Vitória Caldas, Jorge Sanchez, Bel Ferreira, Tania Menai, Aninha Albuquerque, Itaal Shur, Nádia Maria, Aspásia Camargo, Eni Moreira, Marie Laure, Mu Chebabi, Ney Conceição, Ana Bruno, Thereza Eugênia, Zélia Ferreira, Alfredo Gosso, Lucinha, Annick Thebia Melsan, Bianca Pucheu, Cristina Kler, Daniela Costa, David, Fabiana Gemmal, Fernanda Santos, Ivo Lucchesi, Lylian Berlin, Luisa Lima, Marilene Gondin, Rafaela Amoedo, Rodrigo Vila Verde… UFA!… e mais muita gente… Esses nomes me vieram pela memória e pelos registros de emails que tenho durante a negociação com as camisetas! Camisetas, aliás, que foram vendidas todas!

À banda boa do Nem Muda Nem Sai de Cima, presente em peso com a camisa do SEGURA, retribuindo o mesmo carinho que nutrimos pelo bloco da Rua Garibaldi: Serjão, Gilda, Marquinho, Tupiara, Lula, Basile, Lélio, Nilson Amorim, Virgínia, Mello Menezes (autor da nossa camiseta e homenageado nos 10 anos do Nem Muda Nem Sai de Cima).

Durante o desfile, outra galera fundamental pra que tudo saísse a contento. Uma galera que brinca um pouco menos mas que se diverte dando uma força isolando a bateria, ajudando o trajeto do caminhão, tomando conta da porta-bandeira, da princesa da bateria, e eles merecem meu muito obrigado, um puta beijo e um abraço arretado: Dalton, Tartarugão, Quebrado, Mangusto, Carlos, Mauro, Isaac, Mariazinha, Dani Sorriso Maracanã, Brinco, Cris, Cachorro (o fotógrafo oficial da festa!), Simone (é, meus amigos, a própria… há no filme uma cena linda da Simone com os braços enormes abertos, tomando conta da bateria e se acabando de cantar o samba com um sorrisão estampado não escondendo a alegria de estar ali!), Duda, e mais muita mas muita gente mesmo que eu não sou nem capaz de saber devido ao lugar que ocupo durante o desfile. Como foi fundamental a Beth, que ficou segurando a onda dentro do Estephanio´s enquanto o couro comia no meio da rua. Os garçons do Estephanio´s, outros bambas. Como foram fundamentais no percurso de mais de 3 horas, o violão certeiro do Felipe, o cavaco do Guilherme, o gogó do Dedeco, do Fefê, do Cristiano (que veio da França para o desfile!!!!!), da Mariana, da Simone, do João Bosco, do Aldir Blanc, da Olivia Byington, gente que foi revezando nos microfones não deixando o samba cair.

E o momento épico do desfile, quando paramos na esquina da Rua Dona Maria com a Rua Almirante João Cândido Brasil, pra assistir João Bosco e Aldir Blanc cantando juntos “O Mestre Sala dos Mares”. De arrepiar!

Não foi possível sequer voltar ao ponto da concentração devido ao absurdo número de pessoas que se espremiam na esquina, como as fotos comprovam.

Mas entrou pra história, definitivamente.

Obrigadíssimo, mesmo, do fundo do coração, a todos, rigorosamente todos que apareceram por lá, ajudando a abrilhantar a festa. Gente que veio de longe, de São Paulo (alô Fernando e Paula Szegeri, Iara, Maria Elisa!), gente de Volta Redonda (alô Banana, alô Beto!), da Bahia (alô Gisele!), enfim… a todos. E à família Vila Isabel, em peso: Buba, Lu, Dhaffiny, Stephanny, Dinha, Mestre Mug, Nininha, Mariozinho, Dinha, Macaco, Pivete, Marcão, Cabeludo, Mauro, inúmeros ritmistas de mão cheia, e aos camaradas do caminhão de som, Ivan e Mathias!

Mesmo.

Até.

Posted by Hello

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “>SEGURA PRA NÃO CAIR 2005

  1. >É a galera toda reunida “Segurando Pra Não Cair”. Que venha 2006.Miguel

  2. >Emocionante e inesquecível desfile.Todos que de alguma forma ajudaram o bloco merecem ser sempre lembrados pelo fabuloso desfile do dia 23. Seu texto, Edu, faz justiça.Beijos com carinho e especial parabéns para você, sem quem, não tenho dúvida, não haveria desfile.Betinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s